DOAR AGORA

FLD visita 7ª Expo Alto Camaquã em Bagé (RS) 5l5b51

FLD visita 7ª Expo Alto Camaquã em Bagé (RS)
12 de julho de 2016 zweiarts

Promovido pela Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (ADAC), juntamente com a Prefeitura Municipal de Bagé e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a 7ª Expo Alto Camaquã reuniu representações de famílias de produtoras e produtores rurais, empreendimentos, entidades, além de técnicas e técnicos, entre os dias 8 e 10 de julho, em Bagé (RS). Fernando Aristimunho, assistente de projetos da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), participou do evento prestigiando palestras, oficinas temáticas, mostras e degustações relacionadas aos produtos e potencialidades da região, a exemplo da produção de carne de cordeiro, artesanato, turismo e cultura regional. A abertura do evento ocorreu com a realização do 10º Fórum do Alto Camaquã, que iniciou com discussões sobre desafios, projeções, dificuldades e rumos da cadeia produtiva da carne ovina nesta região da Serra do Sudeste. 1go4d

Cerca de 450 famílias participam da ADAC, especialmente pecuaristas familiares dos municípios da região, que utilizam a marca “Alto Camaquã” para seus diversos produtos. A marca está associada ao território e à identidade da pecuária familiar. A ADAC é reconhecida como um Arranjo Produtivo Local (APL) – Ovinos e Turismo do Alto Camaquã, e articula uma rede de organizações que atuam na sua governança.

Recentemente a ADAC teve um projeto apoiado por meio do Programa de Pequenos Projetos (PPP) da FLD, visando o fortalecimento do trabalho que vem desenvolvendo.

O objetivo é viabilizar a infra-estrutura logística de distribuição, divulgação e comercialização dos produtos da Rede Alto Camaquã (ReAC), atualmente composta por 24 associações locais de pecuaristas familiares, distribuídas nos oito municípios que compõem a parte alta da bacia hidrográfica do rio Camaquã, micro-região da Serra do Sudeste do RS.

A comercialização dos produtos da pecuária familiar do Alto Camaquã, em especial a carne ovina, tem sido realizada mediante uma estratégia de “cadeia curta”, visando ampliar a apropriação de valores por parte das produtoras e dos produtores familiares.

Para mais informaçõs sobre o PPP, clique aqui.

loodgieter den haag