
O fortalecimento das associações e cooperativas, previsto no projeto Mulher Catadora é Mulher que Luta, a também por ações de planejamento, divididas em dois momentos: o Planejamento Estratégico Participativo (PEP) 1, quando são identificadas necessidades e desafios em termos operacionais e istrativos, e o PEP 2, para traçar caminhos e formas possíveis de fazer avançar o trabalho. Ao final das etapas de planejamento, um plano de gestão será produzido para as organizações que participam diretamente do projeto. 1y645a
Entre as cooperativas que já aram pelas etapas de planejamento, estão: a Ascat, a Coopertinga e a ACCAT, localizadas em Porto Alegre (RS); a Torotama, de Alvorada; a Acra, de São Francisco de Assis; a Coocarsal, de Alegrete; a Cocamarp, de Rio Pardo; a Cocari, de Cachoeira do Sul; e a Comcreal, de Encruzilhada. Ao todo 154 catadoras e catadores participaram desta atividade.
Além do PEP, a equipe trabalhou na elaboração do plano de trabalho para a coleta seletiva solidária do Município de Alegrete, em diálogo com o poder público local, e na atualização do plano de trabalho da Aclan, em Uruguaiana, que já realiza a coleta seletiva solidária desde julho de 2014.