
A Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadores (Renajoc), que tem o apoio do UNICEF no Brasil, foi uma das vencedoras da edição 2012 do Prêmio Internacional da Fundação Alexander Bodini, de San Marino. O anúncio foi feito em Nova Iorque, no início de fevereiro de 2013, pelo representante permanente da República de San Marino na ONU, Daniele Bodini. 6l2v6r
“O reconhecimento internacional da Renajoc ajuda a chamar a atenção para a importância da participação de adolescentes na democratização dos meios de comunicação”, afirmou o coordenador do programa Cidadania dos Adolescentes do UNICEF no Brasil, Mário Volpi.
O prêmio foi criado em 2006 para apoiar iniciativas lideradas por adolescentes e jovens que promovem o debate e a realização dos seus direitos e contribuem para a participação significativa de crianças, adolescentes e jovens em temas que afetam o seu bem-estar.
A Rede de Jovens Jornalistas (Young Reporters Network) da Tanzânia também foi reconhecida com o mesmo prêmio.
A edição de 2012 destinou US$ 30.000 para cada organização de adolescentes e jovens. Os vencedores deverão desenvolver uma apresentação audiovisual breve para documentar a implementação das atividades mencionadas na proposta.
Prêmio Fundação Alexander Bodini
O prêmio reconhece a contribuição positiva e dedicação de meninos e meninas à promoção dos direitos da infância e adolescência. O objetivo do prêmio é promover organizações lideradas por crianças, adolescentes e jovens como um modelo para outras crianças, adolescentes e jovens em todo o mundo.
O UNICEF apoia esse prêmio como uma expressão do compromisso com o direito das crianças e dos adolescentes a participar em assuntos que os afetem e como reconhecimento da contribuição positiva das crianças, dos adolescentes e dos jovens como agentes de mudança social.
Renajoc
A Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores (Renajoc) conta com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia. Ela foi criada em abril de 2008 no I Encontro de Adolescentes e Jovens Comunicadores, que antecedeu a 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude. O encontro foi promovido pela ONG Viração Educomunicação, com o apoio do UNICEF. A Rede começou contribuindo com a Cobertura Jovem que ocorreu durante o evento e, na sequência, criou um Grupo de Trabalho chamado “Mobiliza Rede” para dar continuidade às ações da Rede.
Desde então, a Renajoc participa de ações que buscam unir adolescentes e jovens do Brasil para chamar a atenção para o Direito Humano à Comunicação, fazendo coberturas colaborativas de eventos relevantes para os adolescentes e jovens e integrando debates nacionais sobre adolescência, juventude e comunicação. Foi por isso que a Renajoc criou o “DIA C” – Dia Nacional da Juventude Comunicativa, comemorado em 17 de outubro juntamente com o Dia da Democratização da Comunicação.
Em 2012, a Renajoc ou a compor o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), no qual integra as ações relacionadas às temáticas de juventude e comunicação.
FONTE: Assessoria de Comunicação do UNICEF
FOTO Arquivo FLD: Os jovens da Renajoc fizeram a cobertura do Seminário Justiça Socioambiental e mudanças climáticas, promoção da FLD e parceiros, em novembro de 2012, São Leopoldo/RS