DOAR AGORA

Diário Oficial traz indicação dos membros da Comissão Nacional de Agroecologia 3l82r

Diário Oficial traz indicação dos membros da Comissão Nacional de Agroecologia
14 de novembro de 2012 zweiarts

O Diário Oficial da União publicou na edição de segunda-feira (12/11) a portaria nº 331/2012 do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) que designa os representantes, titulares e suplentes de órgãos do Governo Federal e entidades da sociedade civil para compor a Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Juntamente com a Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica, à cargo do Ministério de Desenvolvimento Agrário, a Comissão irá propor até o próximo ano, o Plano de Agrooecologia e Produção Orgânica.  2w531f

A Secretaria-Geral, por meio de Selvino Heck e Iracema Ferreira de Moura, do Departamento de Educação Popular e Mobilização Cidadã/ Secretaria de Articulação Social,  exercerão a função de secretaria-executiva da Comissão,  formada por representantes de 14 órgãos e entidades do executivo federal e por 14 entidades titulares e 14 entidades suplentes representantes da sociedade civil. O colegiado tem ainda a finalidade de promover a participação da sociedade na elaboração e no acompanhamento do Plano e da Política. 

Histórico

Através de decreto da presidenta Dilma Rousseff foi instituída no dia 21 de agosto, a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica ( PNAPO). O documento prevê a elaboração de um plano com metas e prazos a serem cumpridos pelo governo federal, além de determinar elementos como a concessão de crédito, seguro, assistência técnica e pesquisa para ampliar a produção de base agroecológica no Brasil.

A Política Nacional de Agroecologia foi formulada de forma participativa, com engajamento da sociedade civil. Além da incorporação das pautas de movimentos sociais, a participação da sociedade civil se deu por meio de um seminário nacional e cinco seminários regionais coordenados pela Articulação Nacional de Agroecologia  (ANA) e pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), com apoio do Ministério do Meio Ambiente. As Comissões Estaduais da Produção Orgânica (Org) e a Câmara Temática da Agricultura Orgânica (CTAO) também integraram o processo. Participam ainda entidades como Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Movimento de Trabalhadores Sem-Terra (MST), Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), além de técnicos de vários ministérios e órgãos públicos.

Em maio deste ano, a Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, implementou o Plano de Mobilização e Participação Social para a Agroecologia. Foi promovido o encontro Diálogos Governo e Sociedade Civil para debater o conteúdo do decreto, a estrutura de governança da política e colher subsídios para o Plano. Um grupo de trabalho composto por dez ministérios e órgãos públicos, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, consolidou a proposta.

Fonte: Secretaria Geral do Governo FederalFoto:Ilustrativa/MDA/Governo Federal/Banco de Imagens

loodgieter den haag